Passagem pelo mundo da Televisão Brasileira | Adriano Brancher

  • gallery
  • gallery

Passagem pelo mundo da Televisão Brasileira  | Adriano Brancher

Quando era mais jovem, me encantava com o canal de notícias CNN americana, ficava fascinado com as barras de apresentação de nomes as “Lower Thirds” e os caracteres maravilhosos que usavam e usam até hoje.

Aquilo me deixou curioso e me levou a comprar um equipamento igual ao que gerava os caracteres e barras de apresentação e ainda de quebra fazia animações e 3d inseridas em cima dos vídeos que passavam por este equipamento.

Comprei também um “chroma key” para retirar o fundo verde e poder fazer fundo infinito e foi assim que comecei no SBT em Chapecó a trabalhar nesta área ao qual me maravilhou por um bom tempo.

Meu trabalho lá era gerar os caracteres e barras de apresentação “estilo CNN” para o noticiário do meio dia que rodava na cidade e região.

Confesso que é nostálgico ver estas fotos acima e lembrar deste tempo.

Trabalhei nesta área por exatamente 1 ano e meio e depois vendi meus equipamentos e segui para área de informática e redes na NEWTEK minha futura empresa.

Para você ter ideia do que fazia este meu equipamento vou postar alguns links abaixo para você ver e te contar um pouco mais sobre ele, era realmente sensacional para a época.

História do AMIGA 2000

O Amiga 2000 ou A2000, foi um computador pessoal lançado pela Commodore em março de 1987. Foi introduzido como uma “caixa grande” variante expansível do Amiga 1000 computador compacto e poderoso, mas rapidamente redesenhado para compartilhar a maioria de seus componentes eletrônicos com o Amiga 500 para redução de custos. Capacidade de expansão incluía duas unidades de disquetes de 3,5″ e uma unidade de 5,25″ que poderiam ser usados ​​por uma  unidade de CD-ROM uma vez que eles se tornaram disponíveis.
Utilizava um sistema operacional chamado Amiga OS 1.2 / 1.3 e o 2.0, o processador ou CPU era um poderoso Motorola da série 68000 de 7.16 Mhz e a memória era de 1 Mega expansível a 9 Megas no máximo.
O Amiga 2000 foi o primeiro modelo Amiga para permitir que as placas de expansão a serem adicionadas internamente. Adaptadores SCSI, cartões de memória, cartões de CPU, placas de rede, placas gráficas, placas de porta serial, e cartões de compatibilidade de PC estavam disponíveis, e múltiplas expansões podiam ser utilizadas simultaneamente sem a necessidade de uma caixa de expansão adicionais, como o Amiga 1000 precisava. O Amiga 2000 não só incluiu cinco slots de cartão de Zorro II, a placa-mãe também tinha quatro slots PC ISA, dois dos quais estavam em linha com slots de Zorro II para uso com a placa A2088 Bridge, que acrescentou compatibilidade IBM PC XT para o A2000.

O Amiga 2000 foi o computador Amiga mais versátil e expansível até o Amiga 3000T foi introduzido quatro anos depois.

Placa de gráfica de para produções de Vídeo

A Placa Vídeo Toaster foi uma combinação de hardware e software para a edição e produção de vídeo NTSC de definição padrão. O plug-in cartão de expansão inicialmente trabalhou com o computador Amiga 2000 e forneceu uma série de conectores BNC na extremidade posterior. Os Softwares que a acompanhavam eram relacionadas com suporte a comutação de vídeo, chroma key, geração de caracteres, animação e manipulação de imagens.

Juntos, o hardware e o software fornecido através de um pacote completo de edição de vídeo de baixo custo por alguns milhares de dólares, rivalizava com  sistemas profissionais que custam dez vezes mais. Permitiu na época que pequenos estúdios pudessem produzir material de alta qualidade . A Placa gráfica e o software Vídeo Toaster ganharam o prêmio Emmy por Technical Achievement em 1993. [1] Outras partes do pacote de software original foram citadas como produtos independentes, nomeadamente Lightwave 3D, e alcançou o sucesso por conta própria.

Vídeo original da época de propaganda

https://youtu.be/gOra8r1p1tI

Espero que tenha gostado, um abraço.

Adriano Brancher