FreeBSD a escolha que mudou toda minha vida | Adriano Brancher
Afinal o que é o FreeBSD ?
O FreeBSD é um sistema operacional livre e gratuito ele é descendente do Berkeley System Distribution desenvolvido pela Universidade de Berkeley na Califórnia.
O projeto FreeBSD teve seu nascimento no início de 1993,O primeiro lançamento oficial foi o FreeBSD 1.0 em dezembro de 1993, coordenado por Jordan Hubbard, Nate Williams e Rod Grimes.
Meu começo com o FreeBSD
Comecei a estudar FreeBSD em 1996, quando conheci um cara que veio de Berkeley e trabalhava na Universidade Federal de Santa Catarina como professor, e este cara fez eu despertar para uma realidade que eu jamais sequer havia pensado no mundo dos “meus” negócios, vou te contar em seguida..
Minha vida toda antes desse ano, em minhas empresas, ganhei dinheiro vendendo coisas “palpáveis” que dependiam de “estoque”, exemplifico, vendia computadores, ai vendia uma rede Novell ou Windows, alguns periféricos como impressoras, cdrom, etc…mas não ganhava dinheiro vendendo apenas “inteligência”, precisava sempre ter um “alavancador” para chegar no ganha ganha do serviço..ou seja, vendia algo, depois prestava algum serviço, mas tudo tinha uma origem, tinha que vender algum produto físico antes.
Mas voltando ao professor de Berkeley, o “click” na minha cabeça que “mudou minha vida” aconteceu quando eu estava com minha terceira empresa, a InterTrading ( leia sobre ela no resumo da minha carreira ) certa vez, conversando por telefone com uma das 54 revendas cadastradas que tínhamos no estado de Santa Catarina, o representante me falou que um de seus clientes gostaria de parar de acessar as BBSs ( BBS = A Internet antes da Internet ) e ter acesso a Internet que já dava as caras na época.
Nesse momento, liguei para o Sérgio ( Professor ) e pedi a ele se era possível fazermos um provedor de internet em nossa empresa, afinal fazia total sentido veja…vendia o computador, já ganhava vendendo mais a placa de fax modem US Robótics 33 Kbps que o cliente precisaria para acessar a “tal Internet” e de quebra, depois de um mês “grátis” o acesso ao nosso provedor de linha discada.
Pois bem, o Sergio disse que fazia e faria o tal provedor de Internet por R$ 15.000,00, bastante dinheiro para a época.
Vou resumir meu desespero desta fatídica tarde de trabalho do Sergio.
Chegou com um CD na mão, colocou no servidor nosso que ele havia previamente solicitado, trabalhou por 4 horas a fio, aprontou nosso provedor de internet e depois daquele pequeno período de tempo, saiu levando R$ 15.000,00 de minha empresa…o que ele gastou ? NADA !!! Só a inteligência dele para configurar o conteúdo do CD #$!ˆ%&&**..e o que tinha no CD afinal de tão especial ? Um CD mágico ? não também, apenas o “TAL” sistema operacional livre da Universidade de Berkeley, o FreeBSD.
Nesse dia, vi que realmente eu estava no caminho errado, e comecei a estudar o tal “FreeBSD” mas pare ai…naquela época não tinha a “Internet” que temos hoje, não tinha as informações indexadas pelo GOOGLE, e o conhecimento era extremamente limitado na Internet.
Ai o Sergio me deu a chave do sucesso, quer rir…para você que não sabe o que é espera que explico depois, mas voltando ao Sergio…ele me falou, Baixa o CD, grave ele numa mídia e instale em qualquer computador velho, depois “para você saber qualquer coisa sobre ele de apenas um comando”
“man man” …. é isso ai..man man, explico agora como prometi.
O CD do FreeBSD tem um comando, que executa o seguinte programa, o “MAN” que nada mais é do que o manual, e o comando “man man” executa o programa man e explica o próprio comando…depois disto, nunca mais fui o mesmo, o FreeBSD e o comando “MAN” mudaram a minha vida, comecei a estudar e fazer valer o “Curso de Inglês” que meu pai barganhou comigo por um presente, um SKATE mais cedo quando era jovem, obrigado pai…precisei muito do Inglês naqueles tempos e hoje, é minha “moeda” diária.
Acima, deixo algumas fotos da minha viagem a Las Vegas para ir no Stand do FreeBSD e dos meus CDs do FreeBSD que acompanharam o começo da minha jornada rumo ao sucesso, veja que numa das fotos, aquela na prateleira de cds, o CD da esquerda é o 2.1.5 FreeBSD de 1996, na época para comprar um CD destes era difícil, nada a ver com o que se faz hoje, entra na loja passa o cartão de crédito e pronto. Outra coisa era o frete, vinha via correio direto dos EUA, da Walnut Creek Califórnia.
Adriano Brancher